3 Dietas Que Você Deve Evitar

Dietas que você deve evitar

Propostas para perder peso são muitas, mas nem todas são eficazes, seguras ou saudáveis.

Há quase tanta variedade de dietas quanto de comida. Conhecemos algumas pessoas famosas, revistas de saúde, livros e publicidade, que muitas vezes promovem métodos pouco confiáveis para perder peso rapidamente.

As chamadas “dietas milagrosas” carecem de algumas substâncias necessárias para serem saudáveis e têm excesso de outras que podem representar um perigo para a saúde.

As dietas extremas e impróprias são muito mais do que você imagina e chegam a propostas tão loucas quanto beber água do mar ou combinar jejum e café.

A seguir iremos revisamos três deles que não devem ser feita, mesmo como teste.

1. dieta de desintoxicação

Na medicina, entende-se que a desintoxicação é o processo que permite a eliminação de substâncias nocivas do organismo, como os narcóticos.

No entanto, para a medicina alternativa, as toxinas são mais metafísico e indescritível e, no caso de dietas de desintoxicação, é uma perda de tempo e dinheiro, como alertou um estudo da Universidade RMIT (Austrália) em 2007.

Muitos deles são baseados na compra de suplementos dietéticos caros ou em prestar atenção aos falsos gurus que cobram uma fortuna por seus conselhos infundados.

2. Dietas com nome (ou sobrenome)

As dietas Dukan e Atkins são caracterizadas por um alto consumo de proteína.

A principal diferença entre os dois é que o Dukan minimiza a ingestão de carboidratos (pão, macarrão, arroz, etc), enquanto o Atkins não é tão rigoroso nessa restrição.

Seus promotores dizem que essas dietas forçam o corpo a consumir suas próprias reservas (primeiro de carboidratos e depois de lipídios) e eliminar o excesso de proteínas excedentes, que teoricamente se diluem.

No entanto, a perda de peso inicial é principalmente devido à perda de líquido, pois com este tipo de dieta o rim é levado a trabalhar mais (para se livrar do excesso de proteínas), produzindo mais urina.

A alta ingestão de alimentos de origem animal, com alto consumo de gorduras saturadas, gera problemas cardiovasculares.

Além disso, o processo contínuo de proteína em excesso de tempo sobrecarregar o fígado e rim, altera o metabolismo hidroelétrica, o metabolismo ósseo e as funções renais e do sistema endócrino e pode levar a osteoporose, depressão e até ataques de gota.

3. A dieta do único alimento

Não é incomum encontrar dietas baseadas em um único alimento, com a atração que é uma diretriz simples a seguir. Do ponto de vista dietético, é irracional e inexplicável.

Propostas como a dieta do abacaxi ou a dieta da alcachofra são assim chamadas quando poderiam ser chamadas de “dieta da fruta” ou “dieta dos vegetais”.

Eles se concentram em produtos específicos baseados em suas supostas funções “especiais” ou “purificadoras”, “depurativas”, “queimadora” ou “eliminação de líquidos”; palavreado pseudocientífico que não descreve nenhum processo real.

Seus promotores enfatizam a ausência de certos elementos ou propriedades: eles são baixos em calorias ou têm pouca gordura.

Além restrição calórica, que é muitas vezes excessiva, é mais preocupante é o fato de que é impossível consumir todos os nutrientes e energia consumindo apenas um ou alguns alimentos, tornando siga-se de passagem esta dieta irresponsável.

Envolver a ausência quase total de proteína e gordura (no caso de diretrizes que só adicionar frutas e vegetais) ou de um consumo mínimo de micronutrientes, porque não há fornecimento de minerais e vitaminas suficientes.

Eles levam a ideia errônea de que você pode perder peso de forma saudável e rápida ou que isso não implica nenhum tipo de planejamento, definindo objetivos ou uma orientação personalizada.

Fonte: Encare.info – Dieta de 21 dias