gordura saturada

ALERTA: Seu Corpo Precisa de Gordura Saturada Para Emagrecer!

Por décadas a gordura saturada esta sendo o inimigo número 1 na batalha contra a obesidade e doenças cardíacas. Acontece que ela pode ser uma boa surpresa para você.

Continue lendo esse artigo e você entenderá o por que estou falando isso.

Nesse artigo, você verá informações importantes como:

  • Os 4 tipos de gordura
  • Por que o seu corpo precisa de gordura saturada para funcionar
  • Dicas importantes para se viver melhor

Pobre gordura saturada, todos esses anos a mídia vem dizendo que a gordura saturada é a principal vilã para os problemas cardíacos, mais não é isso que a ciência diz…

Mais calma! Antes de você entender sobre as gorduras saturadas, você precisa entender sobre quais os tipos de gordura.

Tipos de Gordura: Você Precisa Saber Disso…

Os Tipos de Gordura

As gorduras podem te deixar confuso, mas geralmente você pode dividir as gorduras em quatro tipos:

1- Gordura Monoinsaturada

A gordura monoinsaturada é encontrado em alimentos como abacate, nozes, azeite de oliva e a maioria dos óleos vegetais, como o óleo de cozinha.

Elas são geralmente líquidas à temperatura ambiente e são instáveis em altas temperaturas, o que as tornam menos próprias para cozimento. O grande problema é que tem a possibilidade de hidrogenação desses óleos, transformando eles em gorduras trans.

O resultado é o óleo vegetal hidrogenado ou gordura hidrogenada. Isto é usado em biscoitos, bolos, doces, margarina e alimentos processados ​​para garantir que eles tenham uma vida útil longa. Evite ao máximo cozinhar com esses óleos.

2- Gordura Poliinsaturada

Gorduras essenciais para o nosso corpo, são as gorduras ômega 3 e ômega 6. Elas é rica em ácidos graxos essenciais, substâncias que não são produzidas pelo organismo, mas devem ser consumidas, tendo que ser obtidas através da alimentação.

O ideal é ter o equilíbrio dessas gorduras ômega 3 e 6. Se você é como a maioria das pessoas de hoje em dia que se alimentam de alimentos processados, industrializados, etc, significa que você tem uma alimentação rica em ômega 6 e pobre em ômega 3. A grande sacada é você manter o controle dessas gorduras.

No geral se alimente de alimentos ricos em ômega 3 como peixes. Opte por animais criados em pastos que não são alimentados a base de grãos, escolha galinha e ovos caipiras, gado de pasto. Quanto mais natural, melhor!

3- Gordura Trans

Esse é o tipo de gordura que você deve evitar em sua alimentação. Alta ingestão de gordura trans tem sido associada a doença cardíaca coronária, em que placas de gordura se acumulam nas artérias do coração, levando a um ataque cardíaco.

A hidrogenação da gordura monoinsaturada transforma em gordura trans que causa disfunção e caos em seu corpo. A gordura trans têm sido associada a:

  • Câncer: Elas interferem as enzimas que seu corpo utiliza para combater o câncer.
  • Diabetes: Eles interferem com os receptores da insulina em suas membranas celulares.
  • A diminuição da função imunológica: Eles reduzem a sua resposta imunológica.
  • Problemas com a reprodução: Eles interferem com as enzimas necessárias para produzir hormônios sexuais.
  • Obesidade
  • Doença de coração: As gorduras trans pode causar grandes entupimento de suas artérias.

A gordura trans também é conhecido por aumentar os níveis sanguíneos de lipoproteína de baixa densidade (LDL), ou colesterol “ruim”, enquanto reduzem os níveis de lipoproteína de alta densidade (HDL), ou “bom” colesterol.

Reduza ou evite o consumo de alimentos gordurosos que têm maior conteúdo de gordura trans, como, óleos vegetais hidrogenados, presentes em bolos, doces, biscoitos, bolachas com cremes, certos sorvetes de massa, frituras comerciais, margarinas mais duras ou que ficam endurecidas quando refrigeradas, e óleos usados para fritura em muitos restaurantes e cadeias de “fast food”. Tome cuidado!

4- Gordura Saturada

Estudos mostram que as gorduras saturadas não tem nenhuma associação a riscos de problemas cardiovasculares. Pelo contrário, ela tem mostrado um efeito protetor.

O leite materno por exemplo contém 54% de gordura saturada. O leite materno é a dieta mais perfeita que existe para o desenvolvimento de crianças. Sendo assim a presença de quantidades elevadas de gordura saturada não pode ser facilmente interpretado como um “erro”.

Uma meta análise publicada no ano passado, reuniram dados de 21 estudos e incluiu cerca de 348.000 adultos, os estudos não encontraram nenhuma diferença nos riscos de doenças cardíacas e derrames entre pessoas com os mais baixos e maior ingestão de gordura saturada.

A doença cardíaca é tão comum hoje em dia que é difícil para as pessoas se lembrarem que a uns 100 anos atrás, a doença era muito incomum. O problema é que esse aumento de doenças do coração indica que algo mudou, que esta contribuindo com essa epidemia.

O que é esse “algo”?

Nossa dieta!

Quando você reduz a gordura saturada e aumenta os carboidratos refinados, você acaba promovendo a obesidade, doenças cardíacas e diabetes.

Fontes de gorduras saudáveis incluem:

Gordura Saturada

  • Azeitonas e azeite
  • Amêndoas  e Nozes
  • Cocos e óleo de coco
  • Óleo de palma
  • Abacates
  • Manteiga feita a partir de leite orgânico
  • Carne Vermelha

Motivos Que Seu Corpo Precisa de Gordura Saturada Para Funcionar

As gorduras saturadas de origem animal e vegetais proporcionam uma série de benefícios importante para à sua saúde. Na verdade, o seu corpo não pode funcionar sem gorduras saturadas!

As gorduras saturadas são necessárias para o bom funcionamento do seu:

  • Coração
  • Membranas celulares
  • Intestino
  • Órgãos

Como complemento para esse artigo veja o quê o Doutor Rocha fala sobre a gordura saturada para a nossa saúde:

Dicas Saudáveis Para se Viver

Agora que você conhece sobre cada tipo de gordura é hora de colocar uma certa quantidade de gordura saudável em sua alimentação. Afinal as gorduras boas são essenciais para o funcionamento correto do nosso corpo.

A maneira mais fácil de fazer isso é simplesmente eliminar os alimentos processados, que são ricos em todas as coisas prejudiciais a sua saúde, como: açúcar, carboidratos e tipos de gorduras perigosas.

Essas dicas podem ajudar a garantir que você está comendo as gorduras certas para a sua saúde:

  • Use manteiga orgânica em vez de margarinas. Manteiga é um alimento saudável que recebeu uma má reputação injustificada.
  • Use Óleo de Coco Para CozinharUse óleo de coco para cozinhar. É muito superior a qualquer outro óleo de cozinha e é carregado com benefícios para a saúde. Lembre-se que o azeite deve ser usado FRIO, regados sobre a salada ou peixe, por exemplo, e não para cozinhar.
  • Para completar a sua ingestão de gordura saudável, não deixe de comer gorduras crus, como os de abacate, produtos lácteos crus, e azeite, e também dar uma fonte de alta qualidade de origem animal gordura ômega-3 , como o óleo de krill e peixes.
  • Coma alimentos orgânicos. Lembre-se: Quanto mais natural, MELHOR!

É hora de você trazer de volta aquele lanche de bacon. Afinal, gordura naturais, incluindo a gordura saturada faz bem para a saúde e ajuda a emagrecer. Não é eu que estou dizendo e sim a ciência (referência)!

Ter uma alimentação balanceada é praticamente obrigatório para um emagrecimento rápido, saudável e definitivo. Para isso você precisa saber preparar uma refeição emagrecedora e que respeitam perfeitamente a verdade nutricional comprovada pela ciência.

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ALERTA: Seu Corpo Precisa de Gordura Saturada Para Emagrecer!
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1 thought on “ALERTA: Seu Corpo Precisa de Gordura Saturada Para Emagrecer!

  1. Muito esclarecedor esse artigo, eu realmente pensava que todas as gorduras eram vilãs do emagrecimento. Agora vendo esse artigo percebo que a gordura saturada é uma de nossas aliadas da perda de peso.

Os comentários estão fechados.