Alimentos ricos em proteínas

12 Alimentos Ricos em Proteínas (o terceiro é o meu preferido!)

A proteína é um importante nutriente para o corpo. O nosso organismo necessita de proteínas, tanto para a função de construção como de reparação. As proteínas também ajudam na formação de enzimas, hormônios e anticorpos.

No emagrecimento, o consumo de proteínas ajuda reduzir o apetite por manter a saciedade por mais tempo. Além disso, a proteína acelera o metabolismo e aumenta a queima de gordura do seu corpo.

Por ter um efeito térmico maior do que o carboidrato e gordura, a proteína é muito importante para acelerar o metabolismo, pois o organismo gasta mais energia e tempo para metabolizá-la.

Mas, afinal quais os alimentos ricos em proteínas que devo consumir? Veja a lista abaixo com as 12 melhores fontes de proteína que você pode consumir.

12 Alimentos ricos em proteínas

1- Ovo

OvoNão adianta. O ovo sempre estará nas primeiras posições de alimentos saudáveis. Afinal, ele contém praticamente todos os nutrientes essenciais para o corpo humano, entre esses nutrientes é a proteína.

Além disso, eles são carregados com vitaminas, minerais, gorduras saudáveis, antioxidantes protetores dos olhos e nutrientes cerebrais.

Para saber todos os benefícios do ovo em sua alimentação para emagrecer, clique aqui.

2- Amêndoas

Amêndoas - alimentos ricos em proteínaÓtima fonte de proteína, manganês, potássio e magnésio. Amêndoas também é rico em gorduras monoinsaturadas, esse tipo de gordura é importante para aumentar os níveis de colesterol bom e diminuir o colesterol ruim, diminuindo assim os risco de doenças cardíacas.

As amêndoas é um excelente alimento para lanches ao decorrer do dia e também para um café da manhã emagrecedor.

3- Frango

FrangoO frango é um dos melhores alimentos ricos em proteínas. Além disso, a vitamina B6 do frango ajuda a mantém a saúde do coração em dia. Já o selênio na carne de Frango ajuda a manter a função da tireoide normal.

O consumo de frango também ajuda reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, com isso diminui a chance do seu corpo desenvolver alguma doença cardíaca.

4- Peixe (todos os tipos)

Peixes - alimentos ricos em proteínaNão é novidade que o peixe é um super-alimento. O que poucos sabem é que esse alimento é rico em proteína de alta qualidade.

Além disso, ele é uma ótima fonte de ômega-3, nutriente fundamental que ajuda na prevenção de doenças como:

  • Infarto

  • Derrame

  • Aterosclerose

  • Regula a pressão

  • Regula o colesterol

5- Carne vermelha magra

Carne Vermelha magra - alimentos ricos em proteínaA carne vermelha é uma excelente fonte de proteína de alto valor biológico que auxiliam na construção muscular e no emagrecimento. A carne vermelha também é rica em ferro, cálcio e vitaminas do complexo B12, cobre, potássio e magnésio.

A vitamina B12 presente na carne vermelha é essencial para a memória e o aproveitamento do ferro no organismo.

6- Quinoa

Quinoa - alimentos ricos em proteínaUma dos principais alimentos ricos em proteínas que existe. Não é a toa que é considerado um dos melhores alimentos para emagrecer.

Assim como o peixe, quinoa é rica em ômega-3. Ela é rica em antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças.

Existem 2 tipos de quinoa, a branca e a vermelha, a única diferença é que a quinoa vermelha tem uma proteína a mais que a branca.

7- Soja

SojaSoja são leguminosas comestíveis, que são uma grande fonte de proteína. Por ser uma fonte proteica de alto valor biológico, a proteína de soja tem um grande potencial e papel importante na síntese proteica, que é responsável pela recuperação e manutenção muscular.

Além da proteína, a soja é uma boa fonte de minerais como o cálcio, magnésio, zinco, potássio e fósforo. Além disso, a Soja contém lecitina que é bastante benéfico para a memória. Pois, ela ajuda as células do cérebro serem mais ativo e eficiente.

8- Camarão

CamarãoEsse fruto do mar é considerado rico em proteína e uma ótima fonte de selênio que neutraliza os efeitos prejudiciais dos radicais livres, que é a principal causa de câncer e outras doenças degenerativas.

A vitamina B12 presente no camarão é importante para o funcionamento adequado do cérebro e essencial para a formação e maturação de células de sangue.

9- Tofu

TofuO tofu é um dos principais alimentos da culinária japonesa. Derivado da soja, o tofu é um dos melhores alimentos ricos em proteínas, ele é rico em ferro, vitaminas do complexo B e magnésio.

Com um sabor neutro, ele pode ser utilizado em diversas receitas, muitas vezes no lugar do queijo branco.

10- Queijo cottage

Queijo cottagePor não precisar ser curado, nem salgado, os índices de proteína do queijo cottage são bem maiores do que os outros tipos de queijo. E por ser rico em proteínas, o queijo cottage promove a saciedade e ajuda na construção muscular.

O queijo cottage é um ótimo alimento para ser consumido em receitas para emagrecer, em lanches durante o dia e no café da manhã.

11- Leite

LeiteO leite é uma importante fonte de proteína. A caseína constitui a maioria (80%) das proteínas no leite. Caso você não saiba, a caseína é uma proteína de lenta digestão, logo, garante uma maior saciedade quanto consumida.

O leite é carregado de vitaminas e minerais essenciais para o corpo como a vitamina B12, cálcio e fósforo.

Mais atenção, não faça a dieta do leite afim de emagrecer, pois já foi mostrado que esse tipo de dieta pode prejudicar sua saúde e complicar ainda mais o seu emagrecimento.

12- Suplementos de proteína

Suplementos de proteínaMuitos acreditam que os suplementos de proteína são indicados somente para os praticantes de musculação ou para quem deseja ganhar músculos. A verdade é que os suplementos de proteína são indicados para qualquer tipo de pessoa, independente do seu objetivo.

O grande objetivo do suplemento é complementar a alimentação, ou seja, se sua alimentação é pobre em algum nutriente, deve-se usar o suplemento para suprir essa necessidade. Em hipótese algum o suplemento deve ser sua refeição principal.

Desse modo, os suplementos de proteína como o Whey Protein são ótimas fontes de proteína para o seu dia a dia e para o seu emagrecimento. Ele pode ser tomado no café da manhã, ou, após alguma atividade física, por exemplo.

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12 Alimentos Ricos em Proteínas (o terceiro é o meu preferido!)
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