Alimentos Ricos em Carboidratos

7 Alimentos Ricos em Carboidratos e Que Devem Estar Em Sua Alimentação

Você acha o carboidrato o vilão do emagrecimento? Bom, se eu fosse você não aceitaria muito o que falam sobre os carboidratos.

Pois o carboidrato é a principal fonte de energia do nosso corpo. Logo, sua ingestão é importantíssimo para seu o funcionamento do nosso corpo. Claro que, o consumo exagerado do carboidrato pode fazer você ganhar mais peso.

No geral, os carboidratos são separados por “simples” e “complexo”.

Resumindo de maneira rápida, os carboidratos simples são fontes de energia imediata. Eles são digeridos e absorvidos rapidamente fazendo com que se sinta fome logo após a refeição, e produzem um aumento da taxa de glicose no sangue.

O consumo em excesso desse tipo de carboidrato pode causar diabetes tipo 2 e obesidade. Portanto, seu consumo DEVE ser moderado.

Já os carboidratos complexos são ideais para uma alimentação para perda de peso, pois eles são digeridos lentamente pelo organismo. A grande vantagem desse tipo de carboidrato é que devido sua ingestão lenta eles são recomendados para perda de peso, pois são de baixos teores calóricos e ricos em fibras, o que fará com que seu corpo sinta-se saciado por muito mais tempo, limitando assim o consumo de outras formas de calorias.

E devido a isso vou falar nesse artigo sobre alguns alimentos ricos em carboidratos, alimentos nos quais DEVEM estar em suas refeições porquê todos os alimentos ricos em carboidratos citados nesse artigo são amigos da sua dieta e portanto eles fazem muto bem para a saúde no geral.

11 Alimentos Ricos em Carboidratos

1- Batata Doce

batata doce- alimentos ricos em carboidratosO primeiro da lista não deveria ser outro. A batata doce é um dos alimentos mais consumidos pelos que praticam musculação. E não é para menos, ela é uma ótima fonte de energia constante e muito nutritiva.

Se você é uma pessoa que não consome batata doce, acho melhor você mudar agora, pois você está cometendo um erro grave. Eles podem ser consumidos com uma variedade de formas, mas são mais comumente fervida, cozido, cozinhado ou frito.

Na média, uma batata doce crua contém água (77%), hidratos de carbono (20,1%), proteína (1,6%), fibra (3%) e quase nenhuma gordura.

As batatas doces são ricos em muitas vitaminas e minerais, e proporcionam uma excelente fonte de betacaroteno, vitamina C e de potássio.

Por fim, a batata doce ainda tem vitamina A, manganês, vitamina B6, B5 e vitamina .

2- Quinoa

Quinoa- alimentos ricos em carboidratosUm dos melhores alimentos ricos em carboidratos é a Quinoa. Pois ela é rico em fibras, magnésio, vitaminas do complexo B, ferro, potássio, cálcio, fósforo, vitamina E e vários antioxidantes benéficos.

Se você faz uma dieta sem glúten a quinoa pode ser interessante para você. Pois ela não tem glúten, sendo excelente para pessoas com intolerância a glúten.

Além de fibras, a quinoa é excelente fonte de proteína em comparação com a maioria dos alimentos de origem vegetal. Ele também contém todos os aminoácidos essenciais que precisamos.

Além disso, a quinoa é um dos alimentos que mais ajudam a emagrecer, devido ser altamente nutritivo.

3- Aveia

AveiaA aveia também é um dos melhores alimentos ricos em carboidratos. Ela também é uma boa fonte de fibra e são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes.

Devido ser muito nutritiva, a aveia pode ser consumida no café da manhã. No geral, a aveia possui manganês, fósforo, cobre, vitamina B1, ferro, selênio, magnésio e zinco.

Uma das razões de você consumir aveia é que a mesma pode te ajuda a reduzir o colesterol ruim, sendo assim, o colesterol pode prevenir uma doença cardíaca.

Numerosos estudos têm mostrado a eficácia da aveia ou farelo de aveia na redução dos níveis de colesterol no sangue, que é atribuído principalmente ao seu teor de betaglucana.

Caso você não saiba, a betaglucana pode te ajudar no combate ao envelhecimento da pele, ela estimula as células imunológicas da pele, o que leva a um aumento da formação de células responsáveis pela manutenção de sua firmeza, o colágeno e a elastina.

4- Lentilha

LentilhaTão comum nas festas de ano novo, devido ter fama por supostamente atrair dinheiro e prosperidade, a lentilha não deve de jeito nenhum ser consumida apenas no fim de ano, mais sim durante todo o ano.

A lentilha é mais um dos alimentos ricos em carboidratos que esta nessa lista. A lentilha é um carboidrato complexo. A digestão da lentilha é lenta e constante, ou seja, ela te dá uma fonte de energia sem picos de insulina e constante por umas boas horas o que não te faz engordar.

No geral, a lentilha possui um índice glicêmico bem baixo, que é aproximadamente a metade dos feijões comuns e o dobro dos legumes e verduras.

5- Chia

ChiaCertamente você já deve ter ouvido falar de chia. Se não, fique tranquila (o) pois você saberá um pouco mais sobre esse alimento agora. Chia é um dos melhores alimentos ricos em carboidratos pois são carregados de nutrientes que podem ter benefícios importantes para o seu corpo e cérebro.

Ao olhar a chia você pode se perguntar “como essas sementes podem te ajudar a viver mais?”, mais não se deixe enganar pelo tamanho, essas pequenas sementes vem carregado de muitos nutrientes.

Fibra, proteína, cálcio, gordura, magnésio, manganês e fósforo são alguns nutrientes e minerais encontrados na chia.

Além disso, as sementes da chia são carregados com antioxidantes que combatem a produção de radicais livres, o que pode danificar as moléculas em células e contribuir para o envelhecimento precoce e doenças como o câncer.

Veja abaixo uma ótima receita com chia. Trata-se de uma salada com arroz integral com frutas secas, castanhas e chia. Essa receita vai te surpreender, por ter um preparo fácil e pela ótima mistura de sabores.

Assista abaixo:

6- Ervilhas

Ervilha- alimentos ricos em carboidratosRicas em vitamina A, B, C. E e K, a ervilha é uma excelente fonte de vitaminas para qualquer tipo de dieta. Além de ser um dos melhores alimentos ricos em carboidratos a ervilha possui substâncias anti-inflamatória que ajudam na prevenção de coágulos sanguíneos.

Caso você não saiba, coágulos sanguíneos é a principal razão para os ataques cardíacos e derrames.

Além disso, a ervilha é contém ômega-3 na forma de ácido alfa-linolênico, que ajuda ainda mais o coração.

E por fim, a ervilha é uma boa fonte de Vitamina C. Ela é um antioxidante natural que ajudam a prevenir infecções microbiana e ajuda na eliminação dos radicais livres nocivos do corpo.

7- Milho

milhoO milho é um dos alimentos mais populares do mundo. O milho é composto principalmente de carboidratos, porem o mesmo tem uma boa quantidade de fibra.

Milho podem conter uma quantidade razoável de várias vitaminas e minerais. No entanto, a quantidade é altamente variável dependendo do tipo de milho.

No geral o milho possui manganês, fósforo, zinco, cobre e magnésio. Já o milho doce possui vitamina B5, B9, B3 e potássio.

Por ser uma boa fonte de luteína e zeaxantina, o milho pode contribuir para a manutenção da saúde dos olhos, podendo em si evitar a degeneração macular e catarata que estão entre as deficiências visuais mais comuns do mundo e as principais causadoras de cegueira.

Gostou do artigo? Então deixe uma nota abaixo! (Ela é muito importante para o crescimento desse blog) 🙂

7 Alimentos Ricos em Carboidratos e Que Devem Estar Em Sua Alimentação
4.68 (93.68%) 38 votes

6 thoughts on “7 Alimentos Ricos em Carboidratos e Que Devem Estar Em Sua Alimentação

  1. Gostei muito das dicas, eu já uso estes alimentos. Valeu porque veio confirmar que estou no caminho certo, espero emagrecer. Obrigado.

Os comentários estão fechados.