Como acelerar o metabolismo

Como Acelerar o Metabolismo? O Guia Definitivo!

Uma das grandes dificuldades de grande parte das pessoas que pretendem emagrecer é como acelerar o metabolismo

Metabolismo é um conjunto de reações químicas que ocorre nas células do nosso corpo, o metabolismo pode ser divididas em duas categorias:

  • Catabolismo: que é a quebra de moléculas para a obtenção de energia (isso é o que você não quer).
  • Anabolismo: é a síntese de todos os compostos necessários às células (isso é o que você quer).

Para ser mais claro e objetivo, metabolismo é a taxa com que o seu corpo queima calorias para se manter vivo, ou seja, quanto mais rápido o seu metabolismo, mais calorias você queima.

Para manter as funções vitais, como a respiração, batida do coração, temperatura corporal, etc., o organismo gasta uma grande quantidade de energia. É o que se chama de metabolismo basal.

Vale lembrar que o seu corpo queima calorias 24 horas por dia, sem você malhar ou não.

O seu corpo precisa de energia o tempo todo, mesmo quando você esta na sua confortável cama dormindo ou quando você esta no seu macio sofá tirando aquele maravilhoso cochilo, e é por isso que você não pode nem pensar em fazer aquelas dietas restritivas ou aquelas dietas malucas que vemos por ai em?

E seguindo as 3 fases do emagrecimento você começará um estilo de vida flexível e que se adapta ao seu dia-a-dia, com isso você terá liberdade para comer tudo que gosta, nas quantidades e frequência que quiser e ainda manter sua boa forma sem esforço.

Você sabe qual é essas 3 fases do emagrecimento que estou falando?

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Mais Como Acelerar o Metabolismo?

Esta ai uma resposta que grande parte das pessoas querem saber, à medida que envelhecemos, temos a tendência a ganhar gordura e perder músculos, em geral os homens tendem a ter um metabolismo mais acelerado, pois têm mais massa muscular, ossos mais pesados e menos gordura corporal do que as mulheres, razão pela qual a sua dose diária de calorias é maior.

Quer saber as 3 regras para acelerar o metabolismo? Então vamos lá…

1ª Regra: Ter Uma Alimentação Balanceada

Alimentação é a base de tudo, se você quer emagrecer? se alimente bem! Se você quer ganha massa muscular? se alimente bem!

Acelerar o MetabolismoSe você quer se prevenir de todas as doenças da face da terra? se alimente bem! Se você quer ter mais ânimo e energia? Se alimente bem! Acho que ficou claro para você né?

Se você não se alimentar bem (corretamente), fica quase impossível você chegar no seu objetivo.

Como diria Sócrates: “Não vivemos para comer, mas comemos para viver”

Com isso a minha dica é: coma a cada 3 a 4 horas. O seu corpo precisa de energia constantemente, e para dar a energia para ele é só se alimentando. Escolha os alimentos ricos em fibras, carboidratos complexos e proteínas. Você se alimentando constantemente com certeza você vai acelerar o metabolismo.

Coma Proteína Para Acelerar o Metabolismo 

As proteínas são os principais construtores de tecidos do nosso corpo. Elas fazem parte de todas as células do corpo. As proteínas são usadas na construção e reparação dos músculos, quanto mais músculos você estiver mais acelerado ficará o seu metabolismo. Você quer perder gordura e acelerar o metabolismo? Então mantém os seus músculos a todo custo!

Coma Proteínas Para Acelerar o MetabolismoSó para você ter uma noção, a cada kg de músculo adicionado queima 100 kcal a mais só por existir. Interessante não é? Outro grande motivo de você colocar a proteína em seu cardápio é que quando você come proteínas o efeito térmico é maior. Mais ai você deve estar me perguntando “Mais que diabos que é esse efeito térmico?”  

Efeito térmico é a energia necessária para o processo de digestão dos alimentos.A cada 100 kcal de proteína ingeridas, 25 kcal são gastas na digestão.

Quando você come proteína a mesma fica no corpo em torno de 3 horas apenas, ai que entra o grande fator de você se alimentar a cada 3 horas, e é essencial você ingerir proteína em cada uma das refeições que você faz, ou seja, a cada 3 horas.

Fonte saudáveis de proteínas: Ovos, peixes, carnes magras, peito de frango, grãos de soja, milho, whey protein, pão integral, arroz integral, feijão vermelho, coco, nozes, etc.

Como acelerar o metabolismo? Coma proteína!

Beba Muita Água

O corpo precisa de água para processar calorias. Em um estudo, as pessoas que bebiam oito ou mais copos de água por dia queimaram mais calorias do que aqueles que bebiam quatro.

Beba Muita Água Para Acelerar o MetabolismoA grande sacada que poucas pessoas sabem é que a água gelada acelera um pouco mais o metabolismo, já que o nosso corpo queimará energia para deixá-la na temperatura normal.

O nosso corpo é composto de água, entre 70% a 75%, a falta dela faz com que o seu metabolismo fique mais lento. Cerca de 83% do nosso sangue é água o que ajuda a digerir os alimentos, transportar os nutrientes e controlar a temperatura corporal.

Os rins filtram o sangue constantemente, concentrando-se resíduos e enviá para a sua urina. Quando os rins não têm água suficiente para funcionar bem, o fígado assume o trabalho do rim, diminuindo a sua capacidade de converter a gordura armazenada em energia que pode resultar em ganho de peso. E não é isso o que você deseja, correto?

Como acelerar o metabolismo? Beba muita água!

Jamais Pule o Café da Manhã

Esse é um erro que acontece com a maioria das pessoas, elas vão trabalhar ou saem sem ao menos comer algo no café da manhã, se você é uma dessas pessoas que fazem isso, esse é um dos piores erros que você esta cometendo com o seu corpo. Acredite!

Acelerar o MetabolismoSe você quer mesmo acelerar o metabolismo, nunca pule o café da manhã!

Após o longo período em que você esteve dormindo, seu corpo está precisando de nutrientes e seu metabolismo esta desacelerado.

Quando você toma o café da manhã faz acelerar o metabolismo e faz com que você saia do processo catabólico, que é a perca dos seus músculos para o processo anabólico, que a construção dos músculos.

Lembre-se que quanto mais músculos você estiver, mais energia você precisará e consequentemente mais gordura você queimará.

2ª Regra: Faça Execícios Físicos

Junto com a alimentação os exercícios físicos são fundamentais para você acelerar o metabolismo. O exercício regular ajuda a manter o metabolismo funcionando continuamente, o ideal é você fazer pelo menos 30 minutos de atividade física por dia.

Acelerar o MetabolismoQuanto mais você se move durante o dia, mais calorias você queima, para isso, também vale trocar o elevador pelas escadas, na hora de ir para o trabalho ou qualquer lugar que seja, descer do ônibus um ponto antes ou ir a pé.

Já é o suficiente para dar um “empurrãozinho” no seu metabolismo.

CUIDADO: Um dos grandes fatores que pode desacelerar o seu metabolismo é o estresse. O estresse eleva a quantidade de cortisol em seu corpo.

Cortisol é um hormônio que diz ao corpo para segurar a gordura em caso de uma situação estressante, no dia a dia nós acabamos nos estressando seja no trabalho ou no trânsito, seja la o que for, o importante é você sempre evitar de se estressar, pode parecer difícil no mundo de hoje, mais é necessário que você evite ao máximo.

Uma ótima dica é experimentar Yoga ou Meditação para reduzir os níveis de estresse e limpar sua mente.

O estresse não é o mal do século. O mal do século é não saber administrá-lo- Leila Navarro

Uma boa sacada para acabar com esse mal que é o estresse é justamente fazendo exercícios físicos, o exercício pode te ajudar a aliviar os problemas comuns que muitas vezes são provocados pelo estresse.

Se você é sedentária(o), comece a praticar exercícios físicos em casa, uma ótima opção são os exercícios de alta intensidade (HIIT) que irei falar mais adiante.

Exercícios De Musculação

Uma grande “arma” para você acelerar o metabolismo e de quebra emagrecer é fazendo musculação. A musculação em si garantem o aumento do volume do músculos, e os músculos precisam de mais energia para se manter vivo, ao contrário do tecido gorduroso. Por isso, é capaz de queimar calorias até quando estamos em repouso.

Faça Musculação Para Acelerar o MetabolismoQuando aumentamos a massa muscular, aceleramos o metabolismo o que possibilita a queima de gordura. Para esse objetivo a musculação é a atividade mais eficiente. Se você não é de praticar musculação, esta ai um ótimo motivo para você começar a praticar o mais rápido possível.

Uma dica importante para quem já pratica musculação ou pretende praticar é sempre aumentar o peso gradativamente, experimentando novos exercícios, isso faz com o que seu metabolismo seja frequentemente estimulado, ou seja, isso fará acelerar o metabolismo ainda mais. Faça musculação pelo menos 2 dias por semana, fique tranquila isso não fará que você fique musculosa (para as mulheres).

A grande sacada é você combinar os exercícios de musculação com os exercícios de alta intensidade (HIIT), faça em dias alternados. Exemplo: Um dia você faz musculação no outro você faz HIIT e assim vai, entendeu?

Se você não sabe o que é HIIT, leia o importante tópico abaixo…

Exercícios De Alta Intensidade (HIIT)

Muito conhecido também como Interval Training. Os exercícios de alta intensidade proporciona mais aumento na taxa metabólica de repouso do que exercícios de baixa ou moderada intensidade, como por exemplo exercícios aeróbicos.

Acelerar o MetabolismoPara ser mais claro e objetivo:

O grande segredo quando você pratica os exercícios de alta intensidade é que a queima de calorias acontece durante horas após o exercício.

Os exercícios de alta intensidade faz acelerar o seu metabolismo e mantém ele acelerado por muitas horas mesmo após a conclusão da sua sessão de exercícios, isso por que o corpo leva tempo para voltar ao normal para restabelecer ao seu ritmo.

Um dos grandes problemas das pessoas que querem praticar exercícios físicos ou até mesmo ir para academia é a falta de tempo. É por isso que muitas pessoas estão se interessando pelo HIIT (Exercícios de Alta Intensidade) que pode ser feito em até 30 minutos e em qualquer lugar.

É exatamente por isso que os exercícios de alta intensidade são considerados pelos os maiores especialista em emagrecimento como os melhores exercícios para emagrecer rápido.

Contra fatos não há argumentos, não é verdade? Pensando nisso resolvi separar um pequeno vídeo de 7 minutos como exemplo de como você pode praticar esses exercícios de alta intensidade na sua casa.

Assista o vídeo abaixo:

As opções de exercícios não são apenas essas que você viu no vídeo acima, você pode escolher entre: Corrida, Bicicleta, Natação, etc. Qualquer uma dessas opções possibilita que você execute um período de alta intensidade seguido de um período de baixa intensidade para recuperação.

Para entender melhor sobre a mágica desses exercícios, conheça o Programa de Emagrecimento Corpo de 21 que garante um emagrecimento definitivo em 6 semanas ou menos.

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3ª Regra- Durma Bem

Diversos estudos mostram que o ganho de peso esta relacionado a falta de sono. Quer um exemplo?

acelerar o metabolismoA falta de sono faz com que você NÃO acorde com a energia necessária para um dia, seus músculos não estarão 100% e o seu metabolismo ficará mais lento.

Quer acelerar o metabolismo? Vale seguir a recomendação que você provavelmente já ouviu: durma de 7 a 8 horas por dia. Quando você está deitado e dormindo (como um anjo- hehehe), o corpo libera o hormônio do crescimento, fundamental para conservar a massa muscular e consequentemente acelerar o metabolismo.

Quer acelerar o metabolismo e de quebra queimar gordura? Durma Bem!

Recapitulando…

Como já falei nesse artigo, o seu corpo precisa de energia o tempo todo, até mesmo quando você esta na cama ou no sofá dormindo, vale lembrar que o seu corpo queima calorias 24 horas por dia, todos os dias, sem você malhar ou não. Mas quanto mais você acelerar o metabolismo, mais calorias você queimará.

As 3 regras para você acelerar o metabolismo são:

  • Primeira regra- Se Alimentar Corretamente!
  • Segunda regra- Praticar Exercícios Físicos (Ser Ativo)
  • Terceira regra- Dormir Bem (de 7 a 8 horas diárias)

Espero que você tenha entendido como você pode acelerar o metabolismo, agora é com você!

E o que você acha de perder barriga e emagrecer em definitivo  praticando exercícios de 15 minutos ao dia? Sim, isso é possível com o Programa de Emagrecimento Corpo de 21 da Olívia Andriolo.

Como Acelerar o Metabolismo? O Guia Definitivo!
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2 thoughts on “Como Acelerar o Metabolismo? O Guia Definitivo!

  1. Bom dia.

    Ajudem-me com uma dúvida por favor.
    Quando o metabolismo de um corpo é acelerado faz que as células de uma maneira geral trabalhem mais, certo? Acelerar o metabolismo não faria as células de um corpo envelhecer mais rápido? Por consequência todo o corpo envelheceria mais rápido?

    Aguardo uma resposta,
    Grato.

    Alex Alves.

    • Olá Alex, a verdade o que faz as células envelhecerem é má alimentação junto com o sedentarismo.

      Espero ter respondido a sua pergunta. Qualquer dúvida é só falar.

      Um grande abraço e até mais!

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